Palavra da Diretora

Queridos Educadores, Educandos, Famílias e Amigos

É tempo de encher os olhos com o jardim imenso de girassóis que se descortinam para nós ao celebrarmos os 85 anos da Escola Sagrada Família! Bodas de girassol. Plenitude de sementes que se espalham e se doam continuamente na vida e na história de tantos que aqui estudam e trabalham, de tantos que aqui estudaram e trabalharam. Sementes que desabrocham num sem número de corações e lugares, de perto e de longe, quando as pessoas carregam as belezas desafiantes que viveram conosco na seara da educação, quer aprendendo, quer ensinando.

E muita gente baila junto nessa ciranda que já dura 85 anos: Irmãs, educadores, educandos, famílias, parceiros, amigos… É a ciranda bonita da gratidão. Gratidão por toda a boniteza dessa dança circular envolvente que faz sonhar com um tempo novo, muito melhor, para crianças e jovens!

Se fecharmos os olhos e imaginarmos nossa presença nessa ciranda, quantos rostos, quantos corações, quantas pessoas nos vem à memória? Nesse tempo em que estamos na Escola Sagrada Família ou aqueles que estiveram nela anteriormente, podemos vislumbrar a face amiga e comprometida de uma multidão de pessoas vivendo a educação como arte do coração, com o jeitinho bom e pleno de salvação que brota do jeito de educar do Beato Padre Luís Caburlotto.

Sabemos bem que muitos desses rostos, dessas mãos e corações que forjaram nossa história e que tanto semearam, enfeitam, hoje, os jardins de Deus. Inesquecíveis todos que nesse tempo de pandemia foram recolhidos para o encontro face a face com a misericórdia divina. A Trindade Santa é o Deus que os recebe e que nos dá força para seguirmos adiante, confiando n’Ela e nos amparando mutuamente, na oração, na solidariedade, na escuta atenciosa das dores, no cuidado amoroso para com quem mais precisa de nós.

Não é por acaso que queremos marcar a celebração das bodas de girassol semeando o Sol ainda mais, dizendo um grande “sim” à vida, à fraternidade, ao mútuo amparo, à confiança na educação que faz a vida ser mais plena e verdadeira. Escola Sagrada Família: a esperança mora aqui, a amizade mora aqui, o afeto mora aqui, a busca incessante por vida plena mora nessa casa.

Casa sustentada, no Espírito Santo, pelo carisma educativo do amado Beato Padre Luís Caburlotto, mantida e atualizada pelas Filhas de São José e as educadoras e educadores leigos que abraçam o mesmo sonho real da educação que salva a pessoa humana nesse momento em que vivemos. Sonho mantido ainda por famílias (muitas e queridas!) e educandos (tantos e amados!) que habitam a casa conosco.

A beleza luminosa do girassol é o nosso desejo de que esse ano celebrativo seja pleno de bons frutos e boas sementes. Fiéis à educação cristã católica, seguimos buscando, qual girassóis, a luz diviníssima que emana do Cristo – o Sol de nossa vida e de nossa história. Vem com a gente seguir vivendo e aproveitando a luz que vem do Sol!

Ir. Kelly Pereira Primo

Diretora